quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Transporte da cana até a Usina


Sistemas de transporte
Após ser colhida, é necessário que a cana-de-açúcar seja transportada de modo adequado, uma vez que como a maioria dos produtos de natureza vegetal, a cana também está sujeita à rápida perda de qualidade. 
São muitos os tipos de transporte utilizados para a cana-de-açúcar, entre os quais:
Transporte rodoviário: Por meio da malha rodoviária circula cerca de 95% de toda cana-de-açúcar colhida no País, e as vias utilizadas podem pertencer à propriedade, aos municípios, aos estados ou ao Governo Federal.
Existe uma série de veículos que podem ser utilizados para o transporte rodoviário da cana-de-açúcar, como: tratores, caminhões, carretas, animais de tração, entre outros. A escolha do tipo de veículo a ser utilizado está relacionada a distância do campo de produção à unidade industrial, às condições de tráfego das vias de circulação e aos custos operacionais de cada tipo de transporte. Ao produtor interessa entregar a maior quantidade de matéria-prima no menor tempo possível, reduzindo, assim, os custos dessa etapa da cadeia produtiva.
Dentre os veículos disponíveis para o transporte da cana, os caminhões são os mais utilizados. O mercado oferece grande variedade de modelos que podem transportar de oito a 40 toneladas de carga líquida. 
As composições de transporte rodoviário de cana mais comuns são apresentadas na Figura 1. Logicamente, as carrocerias para acomodação da cana variam em função do tipo de cana - inteira ou picada - a ser trabalhada.


De acordo com a composição de transporte e o tipo de carroceria utilizada, variam a capacidade de carga, as velocidades de deslocamento (vazio e carregado), o tipo de carregamento no campo e o tipo de descarga na usina. Caso o dimensionamento do transporte não esteja adequado, poderão ocorrer problemas de abastecimento de cana na usina. Ainda em relação à infra-estrutura de transporte, é possível utilizar carretas e semi-reboques reserva em esquema de "bate e volta" para dinamizar a entrega da cana.
Transporte ferroviário: Embora muito utilizado em outros países, como Austrália, o transporte ferroviário não muito adotado no Brasil, já que são poucas as usinas que possuem infra-estrutura (sistema de trilhos) para o recebimento da cana-de-açúcar vinda da lavoura. No Brasil, o transporte da cana é predominantemente rodoviário, utilizando-se de tratores, caminhões ou carretas para carregar os vagões ferroviários. 
Transporte hidroviário: Este tipo de transporte também atua em associação com o transporte rodoviário. A maior desvantagem do transporte hidroviário da cana é o tempo gasto nessa etapa, que pode acarretar a perda da qualidade da matéria-prima vinda da lavoura. Embora a utilização desse tipo de transporte seja muito promissora, principalmente no transporte dos produtos finais, sua utilização ainda é incipiente na produção de cana do Brasil. 

Fonte consultada:
SILVA, J. E. A. R. da. Desenvolvimento de um modelo de simulação para auxiliar o gerenciamento de sistemas de corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 

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